Visão Geral

APRESENTAÇÃO GERAL

Congresso Internacional da Faculdades EST acontece em sua terceira edição, promovido pelos Grupos de Pesquisa atuantes na instituição e seus parceiros. Será realizado de 12 a 16 de setembro e terá como tema geral “Reforma: tradição e transformação”. Quer fomentar a análise e reflexão sobre transformação – religiosa, cultural, social – e retomada da tradição, da memória religiosa e cultural por meio de processos de reforma.

É claro que o título faz alusão ao começo do movimento da Reforma em 31 de outubro de 1517, quando Martinho Lutero (1483-1546) pregou as 95 teses contra as indulgências na porta da igreja do castelo de Wittenberg. Houve outros movimentos reformatórios – a começar com as ordens mendicantes a partir de São Francisco de Assis (1182-1226), os movimentos de Pedro Valdes (1140-1218), João Wycliffe (1320-1384) e João Hus (1369-1415), antes de Lutero, e Ulrico Zuínglio (1484-1531), João Calvino (1509-1564), João Wesley (1703-1791) e outros juntos com e depois de Lutero.

Também é preciso mencionar os movimentos da Renascença e do Humanismo que fortemente influenciaram as reformas do século XVI. Portanto, no âmbito tanto religioso quanto secular – embora a própria distinção ainda não tenha adquirido, à época, tanta nitidez e evidência como aconteceria na esteira do iluminismo europeu – houve e há, ainda hoje, movimentos de reforma que se destacam por apontarem para frente, demonstrando inovação e originalidade, ao mesmo tempo que pretendem voltar “às fontes”, numa recuperação da tradição religiosa, filosófica e teológica, sob nova ótica.

Portanto, mesmo com referência histórica, não se trata apenas de fatos, reflexões e movimentos históricos. Também hoje estamos em tempos de aceleradas mudanças políticas, sociais, culturais e religiosas. Vêm à mente, primeiro, as tribulações políticas ao redor de um possível impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Diante da instabilidade política, quais seriam as fontes, os valores históricos lembrados, e quais os rumos vislumbrados para o futuro? Qual a participação cidadã das religiões neste processo? Lembremos também a enorme mobilidade religiosa que tomou conta do nosso país, com novas igrejas sendo fundadas diariamente e a afirmação de 25% de brasileiras e brasileiros terem mudado de religião ao menos uma vez na vida. Isto também ocorre na África e na Ásia.

Também está crescendo o número dos sem-religião, ainda que em passo muito mais lento do que em outros contextos, como na Europa ocidental e central. Os fluxos migratórios de milhões de pessoas pelo mundo trazem consigo mudanças na configuração cultural e religiosa e exigem uma acolhida e “negociação” interculturalmente adequada. De qualquer forma, tais processos de mudança precisam de uma parada para reflexão, analisando a forma e pertinência de confluência ou divergência entre o velho e o novo, a tradição e a transformação nos movimentos de reforma ontem e hoje. Nesta análise, serão precisas abordagens interdisciplinares, desde a teologia, a ciência da religião, a história, a ciência política, a sociologia, entre outras.

Mundialmente, o ano de 2017 e os anos precedentes são dedicados à reflexão sobre processo de reforma, de tradição e transformação, na proximidade da comemoração dos 500 anos da Reforma protestante. A Faculdades EST nasceu, historicamente, em 26 de março de 1946, no meio de comunidades de tradição protestante (unida, luterana e reformada), sendo fundada pelo então Sínodo Riograndense do que hoje é a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Celebra, portanto, os 70 anos de sua existência. A Faculdades EST é hoje uma instituição acadêmica e ecumênica que preza pelo fomento às relações inter-religiosas e com o secularismo no prol do bem comum, da tolerância, do respeito, da compreensão, da comunicação da cooperação. Desenvolve trabalho acadêmico de forma interdisciplinar com pessoas e instituições local, nacional e internacionalmente.

As e os conferencistas principais já estão confirmadas e confirmados.  São a Prof.ª Dr.ª Elsa Tamez (México/Colômbia), a Prof.ª Dr.ª Mônica Melanchthon (Índia/Austrália), o Prof. Dr. Wilhelm Wachholz (EST/Brasil), a Prof.ª Dr.ª Bonnie McLemore (EUA) e o Prof. Dr. Joanildo Burity (Fundação Palmares/Recife, Brasil). Outros palestrantes virão da África do Sul, da Alemanha, da Grã-Bretanha e da Noruega, entre outros países. Para um real e profundo diálogo, é imprescindível contar com tradução simultânea ao menos em alguns espaços, o que será providenciado com nossa já conhecida equipe competente.

O Congresso será composto por diversos Simpósios Temáticos, promovidos pelos Grupos de Pesquisa da Faculdades EST, oferecendo espaços para comunicações, oficinas, minicursos, mesas-redondas, entre outros formatos. A novidade neste ano que e todo gerenciamento de inscrições será pelo Open Conference System.

Nos alegramos com vossa presença. Aguardamos vossas inscrições e permanecemos à disposição para o que se fizer necessário.

Prof. Dr. Rudolf von Sinner
Coordenador do Congresso




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .


Faculdades EST
Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400