Políticas das Modalidades

ST 01: Reforma, Sociedade e Cultura

Desde a perspectiva que busca englobar a existência humana como um complexo de redes entrelaçadas, este Simpósio Temático pretende discutir as relações históricas entre Reforma, Sociedade e Cultura. A Sociedade, enquanto concretização da vivência humana, tem fundamentações culturais e estas não podem ser desassociadas das crenças e discussões religiosas de fundo que influenciam no desenvolvimento de qualquer visão de mundo, essência imaterial de uma cultura e seus desdobramentos materiais, a exemplo de uma perspectiva teológica exclusivista e fundamentalista que conflui numa vivência de espiritualidade com tais características, que, por sua vez, retroalimentam tal teologia. Quer-se discutir as manifestações religiosas, em meio às sociedades globais, na sua ambiguidade, que vão desde a libertação de indivíduos socialmente marginalizados até a opressão bélica local e internacional. O Simpósio visa a compreender a interação da religião e teologia na tradição da Reforma com a cultura e sociedade, na história e na contemporaneidade.

Promovido pelos Grupos de Pesquisa "Teologia Pública" e "História do Cristianismo na América Latina", este simpósio temático é coordenado pelo Prof. Dr. Rudolf von Sinner e pelo Prof. Dr. Wilhelm Wachholz.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST 02: Gênero e Religião

O Simpósio Temático “Gênero e religião” tem como objetivo reunir pesquisadoras, pesquisadores e estudantes de diversas instituições e áreas do conhecimento para compartilhar suas pesquisas, trocar informações, debater temas da atualidade e produzir conhecimento na interface com essas temáticas amplas. De maneira específica, o Simpósio está interessado em trabalhos em torno da análise da metodologia (auto)biográfica como um dos modos de apresentar a experiência na forma de conceito no estudo das histórias de vida das mulheres. Nesse contexto serão acolhidos temáticas tanto de pesquisas empíricas como também estudos do campo hermenêutico e historiográfico que envolvem o tema central do Congresso Internacional da EST.

Promovido pelo Núcleo de Pesquisa de Gênero/Programa de Gênero e Religião, este simpósio temático é coordenado pelo Prof. Dr. André S. Musskopf (Faculdades EST), pela Profa. Ma. Marcia Blasi (Faculdades EST), pela Profa. Dra. Nivia Ivette Núñez de la Paz (Fisul), pela Profa. Dra. Edla Eggert (Unisinos), pela Profa. Dra. Rosângela Angelin (URI) e pela Dra. Marli Brun (Faculdades EST).

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST 03: Teologia Prática: Tradição e Transformação

O Simpósio de Teologia Prática pretende refletir, por um lado, sobre o desenvolvimento da Teologia Prática como disciplina acadêmica da Teologia, avaliando suas origens históricas, seus pressupostos e fundamentos teórico-práticos, e seus desdobramentos e mudanças, novos desafios, principalmente ao longo das últimas décadas, no contexto amplo, internacional, considerando, de forma especial e em sintonia com o tema do congresso, o papel da Reforma no desenvolvimento da Teologia Prática. Por outro lado, pretende-se a partir desta base histórico-teórico-prática refletir também sobre os desdobramentos da Teologia Prática no contexto brasileiro e latino-americano, buscando pontos de conexão, mas também pelo específico da disciplina neste contexto, como, p. ex., sua relação com a Teologia da Libertação. Não por último, pretende-se, a partir deste panorama amplo, refletir sobre os rumos da Teologia Prática e seu papel no contexto brasileiro e latino-americano, principalmente no que concerne à sua vocação de teologia a partir, na e para a prática de transformação e diálogo.

Este simpósio temático é coordenado pelo Prof. Dr. Júlio C. Adam, pelo Prof. Dr. Nilton Herbes e pela Dra. Valburga Streck.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST 04: Homilética: Tradição e Transformação

O IV Simpósio de Homilética e da Rede Latino-Americana de Homilética (RedLAH) pretende abrir um espaço para reflexão sobre os princípios básicos e os desdobramentos principais da homilética, como ciência e arte da pregação cristã, à luz da Reforma Prostestante, no contexto brasileiro e latino-americano. Algumas perguntas que se colocam: Que tipo de pregação se desenvolveu no nosso contexto? Quais os novos desafios da pregação cristã no nosso contexto? Qual a relação que se manteve entre tradição e transformação? Quais influências tem recebido a pregação cristã da Teologia da Prosperidade, p. ex.? Da Sociedade do Espetáculo e do Entretenimento? Que pregação cristã corresponde aos anseios e necessidades de nossas igrejas, do nosso contexto com suas carências e necessidades?

Este simpósio temático é coordenado pelo prof. Dr. Júlio C. Adam e pelo Me. Paulo Felipe Teixeira Almeida.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST 05: Interculturalidade e Migrações

O tema das migrações no mundo ascendeu nas últimas décadas como questão prioritária. Guerras, perseguição política, agravamento da situação socioeconômica, tragédias ambientais, expulsão de territórios tradicionais são alguns dos motivos que fazem milhões de pessoas saírem de seus lugares de origem em busca de segurança, oportunidades de trabalho, melhores condições de vida e perspectivas de futuro. Pessoas migrantes têm de confrontar-se com situações conflitantes, precárias condições de vida, insegurança, problemas de saúde, conflitos psicológicos, culturais e espirituais, além de rejeição e xenofobia nos lugares de refúgio. Este simpósio objetiva abrir espaço no III Congresso de Faculdades EST para este debate, considerando a situação da América Latina, desde uma perspectiva intercultural, teológica e bíblica. Visa também perguntar-se pelas migrações mais destacadas, buscando refletir sobre este fenômeno global à luz da perspectiva latino-americana e da ação (ou omissão) das igrejas cristãs.

Promovido pelos Grupos de Pesquisa "Interculturalidade na América Latina", "Arqueologia Bíblica" e "Hebraico Bíblico", este simpósio temático é coordenado pelo Prof. Dr. Roberto E. Zwetsch e pelo Prof. Dr. Flávio Schmitt.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST 06: Bíblia Ontem e Hoje

No universo religioso, a Bíblia é mais um entre os diferentes textos sagrados que constituem as religiões. Para a Igreja que lhe deu normatividade, a Bíblia é a Palavra de Deus. Do surgimento dos primeiros escritos aos atuais textos digitais, a Bíblia sempre esteve envolta em conflitos, seja de ordem exegética ou hermenêutica. Em diferentes momentos e em circunstâncias particulares, a Bíblia desempenhou um papel fundamental para a Igreja e para a sociedade ocidental. Também na atualidade, especialmente em vista do diálogo inter-religioso, do pluralismo religioso e do ecumenismo, a Bíblia é desafiada a novas leituras e interpretações. Bíblia Ontem e hoje é o tema do seminário temático do III Congresso Internacional da Faculdades EST que pretende discutir as questões do passado e presente relacionadas com a Bíblia e sua interpretação.

Promovido pelos Grupos de Pesquisa "Hebraico Bíblico" e "Arqueologia e Religião", este simpósio temático é organizado pelo Prof. Dr. Ênio R. Mueller e pelo Prof. Dr. Flávio Schmitt.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST 07: Os direitos da terra e a cura dos povos

O lugar dos países emergentes na partilha das riquezas é inversamente proporcional ao ritmo da degradação a que submetem a terra.  A expropriação dos bens comuns planetários determina um tipo de inserção econômica e estabelece uma geopolítica perversa que ferem soberanias e violam direitos de povos, espécies e biomas. A cura da terra é indissociável da cura dos povos. O simpósio temático está interessado em pesquisas que dissequem os complexos meandros das formas tecnologizadas de ocupação da terra mediante a transformação ou a extração dos bens comuns, em pesquisas que inventariem os direitos negados ou usurpados da terra e dos povos e nas pesquisas que levantem modalidades de intervenção que proporcionem experiências de cura. O simpósio tem um escopo interdisciplinar e pretende fomentar o necessário diálogo entre as ciências que abordem de formas diversas direitos da terra e dos povos, teorias críticas sobre modelos de desenvolvimento, lógicas de produção e consumo - em particular de alimentos, reflexão ética a respeito das tecnologias de produção ou restaurativas e pesquisas sobre a ação de movimentos e organizações, sobretudo os religiosos, que incidem nestas temáticas.

Promovido pelo "Nucleo de Pesquisa de Direitos Humanos", pelo "Nucleo de Estudos de Ética Contemporânea" e pelo Programa de Mestrado em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) - Campus Santo Ângelo.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST 08: Intolerância religiosa: fundamentalismo e conflito religioso no Brasil

Os conflitos religiosos se acirram no Brasil, como em outras partes do mundo. Embora não sejam notícias nos meios de comunicação, seguidamente, principalmente, centros religiosos de matriz africana são atacados e até incendiados. Também pessoas vinculados a tais centros são ameaçadas, em muitos casos, forçando-as a deixar os seus lugares de culto e de moradia. As agressões vêm de grupos religiosos,   que vêem nas religiões de matriz africanas  um lugar de atuação dos demônios. A demonização do outro, da outra, enfim, do  diferente,  constitui-se  desrespeito aos direitos humanos, já que a liberdade de culto e liturgia são garantidos pela constituição. O simpósio terá como objetivo refletir sobre este conflito à luz de enfoques interdisciplinares na perspectiva Educacional, Teológica e da Saúde, bem como na perspectiva do tema do congresso, que busca na Reforma Protestante motivações teológicas que favoreçam o respeito ao diferente numa sociedade pluralista orientada pelos direitos humanos.

Promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa do Protestantismo e pelo Grupo de Pesquisa Identidade, este simpósio temático é coordenado pelo Prof. Dr. Oneide Bobsin e pela Profa. Ma. Selenir Corrêa Gonçalves Kronbauer.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST 09: Aconselhamento: Tradição e Transformação

O Simpósio de aconselhamento pastoral pretende refletir de forma interdisciplinar, buscando analisar a relação entre aconselhamento e psicologia pastoral, bem como os desafios do aconselhamento pastoral na contemporaneidade. Partindo de aspectos históricos, passando pelo desenvolvimento da área e chegando a contemporaneidade. Tendo como desafio o aconselhamento pastoral na busca de sentido de vida. A interdisciplinaridade entre psicologia e teologia, procurando refletir sobre as interlocuções, os limites e as tensões destas duas áreas.

Promovido pelo Simpósio de Aconselhamento e Psicologia Pastoral, este simpósio temático é coordenado pelo Prof. Dr. Nilton Eliseu Herbes

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST 10: Currículo, Identidade Religiosa e Práxis Educativa

Visa promover a interface entre religião e educação, voltada à formação, à identidade e à práxis docente, vinculada em especial à área de conhecimento do Ensino Religioso, com o incremento da pesquisa e da produção científica, bem como o intercâmbio acadêmico e a reflexão curricular, em termos de pesquisa e ensino, numa perspectiva intercultural e inter-religiosa, em consonância com legislações educacionais e parâmetros curriculares específicos.

Promovido pelo Grupo de Pesquisa Currículo, Identidade Religiosa e Práxis Educativa, este simpósio temático é coordenado pelo Prof. Dr. Remí Klein e pela Profa. Dra. Laude Erandi Brandenburg.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST 11: O outro: migrações e refugiados na fronteira da vida

Baseado na tese henryana de que toda comunidade é uma comunidade de vivos, isto é, que a vida é essa realidade única e essencial da comunidade e de seus membros, o Simpósio de Fenomenologia da Vida pretende refletir acerca do modo como a relação entre os humanos de diferentes culturas pode ser entendida, ao mesmo tempo, como uma relação dos vivos com a Vida, de forma que a relação dos seres humanos entre si passa pela relação de cada um com a vida. Nesse contexto, procuraremos resposta para a questão: Se a vida é o “lençol de água afetivo subterrâneo da qual todos bebemos“, como afirma Henry, como o outro me pode ser um estranho?

Promovido pelo III Simpósio de Fenomenologia da Vida, este simpósio temático é coordenado pela Profa. Dra. Karin H. K. Wondracek

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST 12: III Simpósio Música e Cidadania

O III Simpósio Música e Cidadania se constitui em um espaço de reflexão e articulação das políticas e de práticas sociais da música (artísticas, educativas, terapêuticas) que promovem o acesso à  cidadania e aos Direitos Humanos.  Desse modo, ocupa-se com os desafios e práticas musicais exercidos na diversidade de contextos artísticos, pedagógicos e terapêuticos, com ênfase na contribuição dada pela Reforma Luterana – Da Tradição à Transformação. O Simpósio está ligado ao Grupo de Pesquisa - Música, Educação e Saúde (MusEduS).

Este simpósio temático é coordenado pela Prof.a Dr.a Laura Franch Schmidt da Silva e pelo Prof. Ms. Jean Menezes da Rocha.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST 13: Diaconia e Reforma: gratuidade e cuidado

O objetivo deste Simpósio Temático é a discussão da diaconia e sua relação com a Reforma Protestante a partir dos conceitos de gratuidade e cuidado. Decorrem da tradição reformada luterana ideias e práticas substantivadas em conceitos teológicos que buscam superar quietismos e acomodações político-culturais ao status quo que, por vezes, colocam-se frontalmente em oposição às diretrizes socioevangélicas da práxis cristã de bem-estar. A gratuidade é versada na tradição luterana como um princípio estruturante das práticas sociais que buscam delinear a ação da comunidade de fé em meio ao mundo e sua lógica insolidária. Da mesma forma, o conceito do cuidado aparece como uma perspectiva epistêmica complementar à gratuidade no que diz respeito ao modo de conhecer a existência e obra comunitária de enfrentamento da degradação humana sob a perspectiva do pecado. Neste sentido, gratuidade e cuidado complementam-se como eixos de articulação da vida cristã em contextos de desenvolvimento periférico, no sentido econômico e sócio-político, isto é, da fé na periferia do mundo. Este simpósio temático propõe reunir estudos interdisciplinares que permeiam pesquisas em diálogo com a gratuidade e com o cuidado em suas variadas vertentes, desde pesquisas monográficas sobre saúde, música, liturgia, assistência social, áreas consideradas clássicas da diaconia, até as pesquisas teóricas sobre a condição epistêmica da diaconia como campo próprio de pesquisa.

Promovido pelo Grupo de Pesquisa Práxis Social da Igreja, este simpósio temático é coordenado pelo prof. Dr. Rodolfo Gaede Neto e pelo Dr. Helio Aparecido Teixeira.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .


Faculdades EST
Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400