Políticas das Modalidades

GT 01 Sororidade: uma nova dança entre e com as mulheres

O capitalismo construiu a ideia da competição entre as pessoas e isso permanece até hoje. Como forma de manutenção desta prática, as mulheres foram culturalmente ensinadas que são naturalmente rivais umas das outras. Através das artimanhas do patriarcado, aprenderam a disputar a beleza, a competência e até o melhor comportamento, sempre na busca pela aprovação do outro. Em razão disso, também não aprenderam que criar alianças entre si pode ser bom e saudável e, inclusive, uma estratégia para a superação da violência e dos abusos cometidos contra as mulheres. Nos últimos tempos, o tema da sororidade tem estado em pauta, principalmente nas redes sociais e grupos feministas e grupos de mulheres como forma de buscar laços/redes entre os diferentes grupos e sendo pauta em comum entre mulheres feministas. A sororidade não desconstrói as diferenças e não se esquece das múltiplas pautas dos grupos de mulheres, mas desafia a construirmos outros conhecimentos, outras teologias, outras redes de apoio no intuito de promover a dignidade das e entre as mulheres. Este Grupo de Trabalho se propõe a refletir este tema a partir da relação entre gênero e religião, da superação da violência e do empoderamento das mulheres, bem como na relação com os eixos temáticos do congresso: ecologia, economia e ecumenismo. Reflexões acerca de sororidade e os 500 anos da Reforma também são chamadas à partilha. Este GT se propõe aproximar as diferentes mulheres e ser uma possibilidade de diálogos e experiências ecumênicas neste amplo território da sororidade.

 

Coordenação:

Dra. Daniéli Busanello Krob - NPG/Faculdades EST - Brasil

Dra. Márcia Paixão - Universidade Federal de Santa Maria/UFSM - Brasil

Dranda. Thayane Cazallas do Nascimento - UNISINOS - Brasil


Diretores
  • Daniéli Busanello Krob, Núcleo de Pesquisa de Gênero da Faculdades EST.
  • Thayane do Nascimento, UNisinos
  • Márcia Paixão, Universidade Federal de Santa Maria
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 02 Feminismos, fronteiras identitárias e representação de Gênero: um diálogo intercultural

Esse grupo de trabalho visa criar um espaço de diálogos e socialização de práticas escolares e comunitárias que dialogam com os estudos de Gênero e feminismos, fortalecendo os diálogos com os Movimentos Sociais e as práticas de/ com povos tradicionais e fronteiriços. Tem-se também o propósito de problematizar as construções de sentido e os diferentes níveis implicados nos processos de discriminação cultural e de gênero em relação à visão do senso comum, historicamente arraigado e delineado socialmente por meio de práticas culturais. Busca-se discutir os estereótipos culturais e de gênero historicamente construídos não só pela fronteira geográfica, mas também separados por uma fronteira simbólica construída por práticas culturais.

 

Coordenação:

Dra. Graziela Rinaldi da Rosa - Universidade Federal do Rio Grande/FURG – Brasil

Ma. Selenir Corrêa Gonçalves Kronbauer - Grupo Identidade/ Faculdades EST – Brasil

Ma. Eliana Müller de Mello – Universidad Anáhuac  - México

Ma. María Alicia Cisneros Patiño – Universidad Anáhuac - México

Diretores
  • Selenir Kronbauer, Faculdades EST, São Leopoldo/RS
  • ELIANA MÜLLER DE MELLO, Universidad Anáhuac
  • María Alicia Patiño, Universidad Anáhuac - México
  • Graziela Rinaldi da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande/FURG
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 03 Gênero, Religião e Política no Brasil Contemporâneo

 

A proposta desse Grupo de Trabalho é reunir investigadores/as das mais diversas áreas de conhecimento para, em perspectiva interdisciplinar, discutir pesquisas que envolvam a articulação entre gênero, religião e política, sobretudo aquelas que analisam a atuação de parlamentares que, a pretexto de defender particularismos religiosos, interpõem obstáculos para a ampliação dos direitos reprodutivos das mulheres e dos direitos das chamadas minorias sexuais, de forma a acarretar tensões no processo de construção da laicidade e democracia brasileiras quando instrumentalizam o exercício parlamentar como guardião de sua própria moralidade.

 

Coordenação:

Dr. Emerson Roberto da Costa - UMESP - Brasil

Ma. Fernanda Marina Feitosa Coelho - UMESP - Brasil

Ma. Tainah Biela Dias - UMESP - Brasil

Dra. Claudirene Aparecida de Paula Bandini - UFSCar - Brasil


Diretores
  • Claudirene Bandini, PUC/SP
  • Fernanda Marina Coelho, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
  • Emerson da Costa, UMESP
  • Tainah Dias, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 04 Biopolíticas da Religião, Corpo e Sexualidades

Espaço de reflexão e apresentação de trabalhos envolvendo estudos sobre a relação entre religiosidades, diversidade sexual e as diferentes facetas de controle e destinação presentes nas sociedades humanas. As biopolíticas são práticas disciplinares que pretendem o controle dos indivíduos através de instituições político sociais, como as práticas religiosas. A presente proposta visa oportunizar um espaço de debate sobre o papel das práticas e discursos religiosos utilizados como meios de correção e punição, desvelando suas tecnologias de comportamento. A ideia é desvelar como a sociedade produz a distinção entre o normal e o patológico e constitui sistemas de normalização.

 

Coordenação:

Dra. Ana Claudia Figueroa - Instituto Darlene Garner das Igrejas da Comunidade Metropolitana - Brasil

Dr. Dário Ferreira Sousa Neto - Universidade Estadual do Paraná - Brasil

Dranda. Ana Ester Pádua Freire - PUC Minas - Brasil

Diretores
  • Ana Figueroa, Instituto Darlene Garner
  • Ana Pádua Freire, PUC Minas
  • Dário Sousa Neto, Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranaguá
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 05 Defesa de Direitos com Justiça de Gênero: Diaconia transformadora

No atual cenário político e social brasileiro, onde as ações voltadas para a garantia de direitos humanos precisam ser fortalecidas e intensificadas, esse GT têm como objetivo apresentar iniciativas, projetos, pesquisas e relatos que venham ao encontro da proposta de superação da violência de gênero nos mais diversos contextos e realidades. Levando em consideração o caráter interdisciplinar da Diaconia Transformadora, busca-se responder os eixos temáticos deste congresso (economia, ecologia e ecumenismo), dialogando com as seguintes áreas temáticas: justiça econômica, justiça socioambiental e direitos humanos. Serão priorizadas ações e pesquisas envolvendo empreendimentos econômicos solidários, cooperativas e associações de catadoras e catadores de materiais recicláveis, comunidades e povos tradicionais e organizações que atuam na superação da violência doméstica e familiar, tendo como pano de fundo a reflexão de gênero.

 

Coordenação:

Dra. Angelique van Zeeland - Fundação Luterana de Diaconia/FLD - Brasil

Ma. Julia  Rovena Witt - Fundação Luterana de Diaconia/FLD - Brasil

Me. Rogério Oliveira de Aguiar - Fundação Luterana de Diaconia/FLD - Brasil

Ma. Márcia Herbertz - Secretária de Políticas para as Mulheres de Três de Maio/RS - Brasil

Diretores
  • rogerio aguiar, Fundação Luterana de Diaconia - FLD
  • marcia herbertz, UNIJUI
  • Angelique van Zeeland, Fundação Luterana de Diaconia
  • Julia Witt, Fundação Luterana de Diaconia - FLD
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 06 Dança, cozinha, bordados e música: outras formas de sentidos e sabores

O conhecimento não pode ser limitado a um só método e discurso. E por isso propomos outras formas de fazer teologia por meio de saberes, sabores e outros sentidos. A ecosofía como expressão e reconhecimento dos saberes dos povos da América Latina representada pela teologia ecofeminista latinoamericana e da sofialogia representada pelo pensamento da teologia feminista da libertação como ‘expressão   da Divina sofia que chama a todos @s excluid@s, marginalizad@s e deshumanizad@s e para reunir ao redor da  sua mesa’ (Fiorenza, 2003). Ambas mantém em comum o reconhecimento da sabedoria expressada  manifestada como força d@s excluíd@s, neste caso, especialmente como força das mulheres.  São formas de acender ao conhecimento e que buscaremos entremeando economia, ecologia y ecumenismo por  meio da: a) Cozinha como uma teologia que se reforma a cada bocado para ser novamente degustada com novos aspectos históricos e contextuais. Como ato celebrativo da vida por meio do anúncio de uma teologia que alimenta contra a cultura da fome.  b) Dança como expressão de uma metodologia espiral e dinâmica de construir a teologia decolonial, e a teologia da corporalidade – territorialidade. Manifestação da inclusão na diversidade e pluralidade.  c) Bordados como uma ferramenta de tecer saberes interculturais, interreligiosos e diálogos ecumênicos de experiências de mulheres. d) A musicologia feminista como foco que permite observar e analisar a tarefa de "feminino" ou categorias "masculinas", como instrumentos de análise sobre as diferenças que se transformam em desigualdades no ambiente da música, com o propósito de fazer evidente a exclusão das mulheres na história da música mexicana e brasileira.

 

Coordenação:

Dra. Edla Eggert - PUCRS - Brasil

Dr. Angel Mendes - Universidad Iberoamericana - México

Dra. Citlallin Ulloa - Universidad Iberoamericana - México

Dra. Marilu Rojas - Comunidad Teológica - México

Diretores
  • Edla Eggert, PUCRS, Porto Alegre/RS
  • Angel Montoya, Universidad Iberoamericana Ciudad de México
  • Marilu Salazar, Universidad iberoamericana
  • Citlalin Ulloa Pizarro, Universidad Iberoamericana-Ciudad de México
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 07 Gênero, Religião, Memória e Direitos Humanos

Esse Grupo de Trabalho objetiva trazer a tona o debate sobre os temas centrais: gênero, religião, memória e direitos humanos, como forma de abordar a complexidade das relações psico-sociais. Assim, abordar-se-á temáticas relevantes tais como: laicidade do Estado, direitos humanos, direitos das mulheres, feminismos, violência de gênero, insurgências e reconhecimentos de novas identidades sexuais e de gênero, democracia, cidadania, bem como memória voltada para gênero e sexualidade, todos os assuntos trabalhados sob uma ótica multi e transdisciplinar.

 

Coordenação:

Me. Gabriel Maçalai - FAISA Faculdades e Faculdade América Latina/FAL - Brasil

Dr. Ivo dos Santos Canabarro - UNIJUI - Brasil

Dra. Joice Graciela Nielson - UNIJUI - Brasil

Dra. Rosangela Angelin - Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões/URI - Brasil

Dr. Noli Bernardo Hann - Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões/URI - Brasil

Lizete Dieguez Piber - Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões/URI - Brasil

Drando. Paulo Adroir Magalhães Martins - Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões/URI - Brasil

Diretores
  • Rosângela Angelin, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus Santo Ângelo/RS
  • Ivo Canabarro, Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Noli Hahn, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Santo Ângelo/RS
  • Gabriel Maçalai, FAISA Faculdades FAL - Faculdade América Latina
  • Paulo Magalhães Martins, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santo Ângelo
  • Joice nielsson, UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Lizete Piber, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - campus de Santo Ângelo
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 08 Relações de gênero na literatura sagrada: implicações para ecologia, economia e ecumenismo

Textos sagrados e suas interpretações contribuíram, e ainda o fazem, em processos de mudanças e permanências socioculturais e econômicas na história da humanidade, estabelecidos em torno de relações de poder, entre as quais incluem-se também relações de gênero. Esses textos podem assumir o papel de ‘modelos de ação’ no trânsito da produção, circulação e apropriação/rejeição de enunciações, atuando como poderosos meios de intervenção e mobilização sociais. Textos sagrados, pois, são entendidos como poderosos meios comunicativos que ajudam a construir, consolidar, legitimar ou mudar mentalidades, valores e comportamentos. As narrativas sagradas refletem experiências de crianças, mulheres e homens, de idades, classes e etnias diversas, e boa parte delas foram geradas em contextos socioculturais de discriminação, exploração e exclusão. Várias são as narrativas/experiências que podem ser vistas como um espaço contracultural de solidariedade e resistência que tem implicações nas identidades, relações sociais, religiosas, econômicas e na vivência com a natureza. Como (de)codificação simbólica e polissemia de sentidos, os textos sagrados e suas interpretações participam de dinâmicas e poderes que escondem e expõem, interditam e promovem diversas propostas e vivências contraculturais, mas também permitem que posturas hierárquico-dogmáticas se enrijeçam em relação à construção de identificações e espaços heterotópicos.

 

Coordenação:

Dra. Ivoni Richter Reimer - PUC Goiás - Brasil

Dranda. Carolina Bezerra de Souza - PUC Goiás - Brasil

Ms. Stefani Niewöhner - Faculdades EST - Brasil

Dr. Flávio Schimitt - Faculdades EST - Brasil

Bacharelanda Jaiane Kroth - Faculdades EST - Brasil

Diretores
  • Stéfani Niewöhner, Faculdades EST
  • Flávio Schmitt, Faculdades EST
  • Carolina Souza, PUC Goiás
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 09 Articulações e Propostas de Bem Viver

Bem Viver indica propostas para uma transformação do mundo, baseada no cosmopraxis e modos de viver indígenas do continente. Bem Viver desestabiliza noções de desenvolvimento e progresso por acumulação de bens e propõe uma convivência baseada em reciprocidade. Assim, Bem Viver questiona dicotomias hegemônicas (por exemplo particular/comunitário, cultura/natureza, homem/mulher, religioso/secular) e categorias naturalizadas (que causam por exemplo racismo, discriminação e sexismo) como princípios organizadores da vida social e  poder e oferece uma alternativa que cresce da sabedoria, resistência e persistência dos povos indígenas.

 

Coordenação:

Ma. Eliana Cossio Coca - Universidad Mayor de San Simón - Bolívia

Dra. Lori Altmann - Universidade Federal de Pelotas/UFPel - Brasil

Ma. Nienke Pruiksma - COMIN/Faculdades EST - Brasil

Dra. Renate Gierus - COMIN/Faculdades EST - Brasil

Diretores
  • Lori Altmann, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Eliana Pilar Cossio Coca, Universidad Mayor de San Simón
  • Renate Gierus, COMIN
  • Nienke Pruiksma, COMIN/Faculdades EST
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 10 Gênero, religiosidade e envelhecimento

Muitas das sociedades contemporâneas, pautadas por valores de produção e consumo, desprezam o processo natural e inevitável de envelhecimento, contribuindo para uma mentalidade de desvalorização e descarte da pessoa idosa. Tal fato afeta a imagem que esta pessoa tem de si, bem como a forma como se lida com ela. Neste GT pensaremos coletivamente este fenômeno e seus desafios individuais e comunitários, com especial ênfase às questões de gênero e religiosidade.

 

Coordenação:

Dra. Ilze Zirbel - Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC - Brasil

Dra. Elisa Fenner Schröder Webber – IECLB - Brasil

João Bartsch - Lar de Idosos Recanto do Sossego - Brasil

Pa. Carmen Michel Siegle - Secretaria de Ação Comunitária/IECLB - Brasil

Diretores
  • João Bartsch, Lar de Idosos Recanto do Sossego
  • Carmen Siegle, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB
  • Elisa Webber, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
  • Ilze Zirbel, UFSC
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 11 O Cuidado da casa comum: contribuições ecumênicas para a Justiça de Gênero, da Economia e da Terra

Este GT quer ser um convite à reflexão e a elaboração de propostas alternativas desde a diversidade de perspectivas que somos e representamos como seres humanos. Por décadas tem-se escutado falar e requerer pelo “cuidado da casa (oikos) comum”, no entanto, se bem se podem elencar inúmeros relatos e ações desenvolvidas em prol desse objetivo, cada dia há uma enxurrada noticiaria que reafirma o muito que ainda é preciso fazer nesse sentido. O GT pretende, ao trazer para a reflexão esse cuidado da casa comum – perpassado pelos eixos reitores deste V Congresso de Gênero e Religião: Ecumenismo, Economia e Ecologia –pensar e abordar a Vida; cuidar e reafirmar a Vida num mundo que cada dia parece insistir em potencializar a morte. Morte local e global de dignidades, de relações, de diálogos, da democracia, dos direitos, dos povos, dos corpos banalmente violentados, dos ecossistemas. Mortes que emergem como consequência da implantação do sistema neoliberal global e do mercado-império que desumaniza coisificando.

 

Coordenação:

Dra. Nívia Ivette Núñez de la Paz - PNPD/Faculdades EST - Brasil

Dr. Rudolf von Sinner - Faculdades EST - Brasil

Dr. Elias Wolff - PUC Paraná - Brasil

Diretores
  • Nivia Núñez de la Paz, Faculdades EST
  • Rudolf von Sinner, Faculdades EST
  • Elias Wolff, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 12 Teologia Prática, Expressões Culturais e Elaboração de Identidades

No cerne das elaborações identitárias se encontra o anseio pelo incondicional, movido pelas preocupações últimas do ser humano, ao mesmo tempo em que a formação de uma identidade traduz e sofre influências de seu entorno ecológico, econômico e ecumênico. Tal processo pode ser compreendido a partir de categorizações da Teologia Prática, nas subáreas da Liturgia, da Música Sacra, da Homilética, do Aconselhamento Pastoral e da Espiritualidade, principalmente a partir da leitura de expressões culturais que nascem dessas buscas. Este GT se propõe a acolher e problematizar estudos a respeito de expressões culturais tematizadas sobre identidade e gênero, principalmente no âmbito das regionalidades, observando as influências do entorno ecológico, econômico e ecumênico sobre elas.

 

Coordenação:

Dra. Geni Maria Hoss - Faculdades EST - Brasil

Dr. Julio Cézar Adam - Faculdades EST - Brasil

Dr. Renato Ferreira Machado - Unilasalle - Brasil

Dr. Nilton Eliseu Herbes - Faculdades EST - Brasil


Diretores
  • Júlio Adam, Faculdades EST
  • Nilton Herbes, Faculdades EST
  • Geni Hoss, Centro Universitário Internacional - Curitiba - PR
  • Renato Machado, Programa de Pós Graduação em Memória Social e Bens Culturais - Unilasalle Canoas
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .


Faculdades EST
Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400