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O pensamento capitalista à prática solidária da comunidade IECLB, em Cuiabá, MT: dimensão pedagógica e teológica.
Teobaldo . Witter, Luiz Augusto Passos

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Data: 2016-09-15 04:30  – 04:45
Última alteração: 2016-11-10

Resumo


TÍTULO: O pensamento capitalista à prática solidária da comunidade IECLB, em Cuiabá, MT: dimensão pedagógica e teológica.

RESUMO: O processo da construção do pensamento crítico da prática teológico de solidariedade, na Igreja, acontece em dinâmicas das lutas dos movimentos sociais e eclesiais.  Tem olhares para o cuidado com a vida e a gestão de rede, na dimensão solidária e pedagógica. A área geográfica corresponde a Cuiabá, ampliada pela abrangência da paróquia do mesmo nome, na sua circunvizinhança e no Mato Grosso. O recorte temporal é delimitado pela decisão conciliar da igreja em acompanhar os povos migrantes para o Norte e Centro-Oeste, em 1972, em Panambi, RS, e pela realização de seu XXII Concílio Nacional, no ano 2.000, em Chapada dos Guimarães, na paróquia de Cuiabá. Compreende o período de migrações intensas para Norte e Centro-Oeste, quando Cuiabá foi a principal rota de passagem. A metodologia de pesquisa é bibliográfica, onde são investigados, reflexivamente, além da literatura para fundamentação teórica, leituras de atas, cartas e relatórios. É tempo de conflitos na ocupação do solo, com choques entre posseiros, indígenas, fazendeiros e novos compradores de terra que foram, na maioria dos casos, empurrados pela mecanização da lavoura e concentração da terra no Sul do Brasil. Propomo-nos a “olhar na perspectiva dos maltratados, dos sofredores”, na compreensão de Bonhoeffer e outros teóricos da Teologia da Libertação. Cuiabá é palco de lutas por espaços e oportunidades, sendo expressão do desejo de ganhar dinheiro. Agentes do estado se aliavam às forças dominantes da sociedade, promovendo violências e mortes. Nestes processos, pessoas e povos foram atropelados e vitimados. Ocorreram, na Igreja, embates teológicos e pedagógicos que questionavam a prática, o ensino, a pregação social e pastoral, em Cuiabá, na procura pela visão ontológica de Paulo Freire, do “ser mais”, do ser livre.

PALAVRAS: Comunidades; migrantes; solidariedade.

 

ABSTRACT

TITLE: the capitalist thought to joint practice IECLB community in Cuiaba , MT: pedagogical and theological dimension .

SUMMARY: The process of the construction of critical thinking of theological practice of solidarity in the Church takes place in dynamics of the struggles of social and ecclesial movements. It looks to care for life and network management, supportive and educational dimension. The geographical area corresponds to Cuiaba , magnified by the scope of the parish of the same name , in your surroundings and in Mato Grosso. The time frame is delimited by the conciliar decision of the church to accompany the migrant people to the North and Midwest in 1972 , in Panambi , RS, and the realization of its XXII National Council in the year 2000 , in Chapada dos Guimarães in parish Cuiabá.  It covers the period of intense migration to North and Midwest , where Cuiaba was the main route of passage. The research methodology is literature , which are investigated , reflexively , as well as literature for theoretical foundation , minutes readings , letters and reports. It is time to conflicts in land use , with clashes between squatters , indigenous , farmers and new land buyers were , in most cases , pushed by the mechanization of agriculture and land concentration in southern Brazil. We propose to "look in the perspective of the maltreated, the suffering ," the understanding of Bonhoeffer and other theorists of liberation theology. Cuiabá is the scene of struggles for spaces and opportunities , being an expression of the desire to make money. State agents are allied to the dominant forces of society , promoting violence and deaths. In these processes, people and people were run over and victimized. They occurred in the Church , theological and pedagogical conflicts that questioned the practice, teaching, social and pastoral preaching , in Cuiabá, in the search for ontological vision of Paulo Freire, of "being more", of being free.

WORDS: Communities; migrants; solidarity.