Portal de Eventos da Faculdades EST


Este é o Portal de Eventos da Faculdades EST. Neste, você encontra todos os eventos promovidos e realizados na Faculdades EST, acessa as principais informações referentes à programação, instruções para submissão de trabalhos, prazos e investimentos.

IAPT Conference 2019

will be provided

Acessar a conferência

Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião

Em 2019 o Núcleo de Pesquisa de Gênero celebra 20 anos de sua constituição formal no Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST. Tendo em vista a caminhada percorrida e o atual contexto vivido na América Latina, o VI Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião será um espaço para apresentar, discutir e produzir conhecimento em torno de três eixos temáticos:

Vulnerabilidade: é um conceito utilizado em diversas áreas do conhecimento para discutir questões complexas como a manutenção e o aprofundamento da situação de pobreza e desigualdade, bem como para questionar padrões de relacionamento e auto identidade que têm um potencial de questionamento, subversão e transformação das estruturas. O VI Congresso quer aprofundar a discussão sobre esse tema como elemento denunciador de realidades de opressão e dominação e como elemento potencializador de processos de libertação.

Resistência: é um elemento fundamental para fazer frente aos processos de retrocesso e aprofundamento de práticas e sistemas violentos. A produção do conhecimento no âmbito feminista e de gênero, muitas vezes, ainda se dá como forma de resistência aos saberes hegemônicos. Uma resistência que também é feita da alegria do encontro e da partilha, da rebeldia e da imaginação que cria possibilidades onde não há. Nisso há implicações teóricas e metodológicas que serão exploradas no VI Congresso.

Justiça: é o horizonte utópico que orienta a produção do conhecimento e a atuação política. Reflete os projetos de sociedade expressos, por exemplo, na ideia bíblica de “shalom” e “novos céus e nova terra”, no conceito indígena de “bem viver” (sumak kawsay) ou na noção africana do ubuntu. Particularmente, interessa discutir no VI Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião a perspectiva da “justiça de gênero” como conceito e como política que visa a superação de todas as formas de desigualdade, violência e opressão e aponta para esperança que embala a construção de uma outra realidade a partir da imaginação criativa.

Acessar a conferência

Congresso Internacional da Faculdades EST

O Congresso Internacional da Faculdades EST é um evento internacional de grande envergadura no âmbito do saber teológico brasileiro. É um congresso que reúne diversos simpósios temáticos propostos pelos Grupos de Pesquisa atuantes na instituição, além do Salão de Pesquisa. Junta e entretece as trajetórias já trilhadas e os coloca em evidência num evento unificado que representa a rica diversidade da pesquisa desenvolvida no bojo da instituição.

O Congresso Internacional da EST acontece a cada dois anos (a cada ano par).

Para acessar a página do congresso - CLICANDO NO LINK ABAIXO - para conhecer prazos, datas e informações do próximo evento.

Acessar a conferência

Salão de Pesquisa da Faculdades EST

Salão de Pesquisa da Faculdades EST é o espaço acadêmico primordial voltado à reflexão acadêmica e científica institucional, no qual docentes e discentes da instituição trocam suas experiências, socializam suas descobertas e refletem sobre os desafios do saber científico gestado no bojo da academia, sua relevância para o contexto sociopolítico, cultural, econômico e também eclesial.  É, pois, um espaço voltado tanto a questões epistemológicas quanto metodológicas e práticas, visando a iniciação científica de discentes da instituição e sua futura inserção no mercado de trabalho. O Salão de Pesquisa da Faculdades EST também está aberto à comunidade acadêmica da região, ensejando ointercâmbio entre saberes e práticas de estudantes de outras instituições. É, portanto, um espaço riquíssimo para a socialização e a construção de novos saberes.

O Salão de Pesquisa da Faculdades EST é um evento anual. CLIQUE NO LINK ABAIXO e conheça as datas, os prazos e as informações do próximo evento.

Acessar a conferência